19
Junho
2020

Exclusivo: Concurso da Barra dos Coqueiros poderá ter prova adiada

Esperava-se que cerca de 40 a 50 mil concurseiros se inscrevessem para o certame da Barra dos Coqueiros, com data da prova prevista para 30 de agosto deste ano. Porém, conforme informações do secretário de Comunicação da Prefeitura, Elton Rickarty, cerca de 90 mil pessoas estão em processo de finalização das inscrições, visto que, ainda tem um grande número que gerou o boleto e o prazo de pagamento vai até julho. “A banca está apurando e só teremos um número exato após os pagamentos. Tem pessoas que fazem a inscrição e não concluem o pagamento. A priori, a média é essa. Esse número pode baixar um pouco”. A data da prova ainda não foi alterada, porém, há dois argumentos fortes para que isso aconteça nas próximas semanas. O primeiro deles é que com 90 mil concurseiros inscritos “invadindo” a cidade no dia da prova, ou seja, três vezes mais que a população da Barra (estimativa, de acordo com o IBGE, a Barra tem 30.407 pessoas), não haverá espaço suficiente em escolas ou prédios públicos e privados para a realização do concurso. Já o segundo argumento para o adiamento da prova é em função da curva do número de casos de coronavírus na Barra dos Coqueiros. “Por enquanto, a data permanece mantida, no entanto, se os números do Covid-19 continuarem subindo nesse período, a prova poderá ser adiada por cerca de 15 a 30 dias”, diz Rickarty. Aos quase 90 mil inscritos, o que resta é continuar forte se preparando para o certame, seja ele em 30 de agosto ou a posteriori. Não importa quando será a prova. O importante é que o concurso será realizado, graças ao empenho e dedicação do prefeito Airton Martins. Fazendo um cálculo rápido, a concorrência está, em média, de 150 pessoas para uma vaga.

 

 

Aracaju também poderá sediar a prova

Segundo o CEO do Canal dos Concurseiros, o empresário Fábio Figueirôa, é quase impossível o concurso ocorrer somente no município da Barra dos Coqueiros. “Com essa expectativa de 90 mil concurseiros realizarem a prova, será necessário a Cebraspe recorrer às instalações em Aracaju. Digamos que toda a população da Barra se inscreveu no concurso, assim, cerca de 60 mil pessoas estarão passando pela Ponte e entrando na cidade. Não tem como suportar. Será um verdadeiro caos.” Figueirôa ressalta ainda que há grande possibilidade da data da prova ser adiada, visto que, os casos de Covid-19 em Aracaju ainda estão em crescimento e a capital possui o maior número de contaminados e de mortes do Estado. Mas independente da prova ser adiada ou não, Figueirôa alerta: “os concurseiros precisam continuar estudando sem se preocuparem com a mudança da data ou não. Se houver o adiamento, será de poucas semanas, ou seja, a prova ocorrerá em 2020 de qualquer forma. Vai ser aprovado quem não desanima e continua forte nos estudos”. 

O secretário de Comunicação da Prefeitura, Elton Rickarty, reforça que a coordenação do concurso já está avaliando com a Cebraspe referente a essa necessidade de estender para Aracaju os locais de prova, mediante a quantidade de inscritos que foi completamente inesperada. “Criou-se uma expectativa muito grande nesse concurso da Barra e devido ao confinamento, muita gente teve a oportunidade de fazer a inscrição. Tem muitos inscritos de Salvador, Alagoas, Pirambu, Japaratuba, da própria Barra, de Aracaju e inúmeros concurseiros ligaram de outros municípios e Estados”.

Vagas e Salários
O concurso da Barra dos Coqueiros está ofertando 586 vagas para níveis fundamental, médio e superior, divididas em diversos cargos. Tem vaga para Merendeira, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Creche, Motorista, Porteiro, Professor e muitas outras funções. Os salários variam de R$ 1.045 a R$ 3.232,49 e a carga horária a ser cumprida será de 30 a 40 horas semanais, e 160 mensais. 

A divulgação de 90 mil inscritos no concurso não desanimou Greyce Kelly de Jesus Santos. Moradora do Jardim Centenário, em Aracaju, está inscrita para o cargo de Auxiliar de Creche e diz não se preocupar com a concorrência. “Eu só preciso de uma única vaga”, desabafa. Ela estuda em um curso online de Aracaju e, segundo a concurseira, vem se preparando muito com as Videoaulas, Audioaulas, materiais em PDF e exercitando com questões online todos os dias. "Estou gostando muito do meu curso, satisfeita. Vou ser aprovada".

Autor: Equipe Jornal dos Concurseiros
Em: 19/06/2020 20:27
Visualizações: 6792

Comentários