24
Novembro
2017

Rateio de cursos on-line leva concurseiros à prisão

Agora não tem jeito. Concurseiros que buscam comprar cursos online e rateiam esses materiais podem ir pra cadeia. O rateio é nada mais que dividir um curso para mais de uma pessoa, sem autorização da empresa. Esses concurseiros podem ser reprovados em concursos por causa da pirataria. O simples ato de compartilhar uma videoaula comprada por uma pessoa é crime e o STJ vem mantendo diversas decisões que reprovaram candidatos na investigação social em razão do cometimento de crime de pirataria.

"Com autorização da justiça, é possível identificar quem copia, quem vende, quem compra, quem compartilha e até quem assiste. No caso do comércio, temos ainda outros dados, como os dados bancários, que possibilitam a identificação de suspeitos e a prisão de pessoas”, diz o delegado de crimes cibernéticos César Duarte Lacombe.

A polícia alerta ainda que proprietários de grupos de estudo nas redes sociais, como os de Whasapp, devem ficar atentos. É que como administrador do grupo, torna-se co-responsável pela divulgação de terceiros dessa prática de pirataria e também pode ser condenado.

O fato saiu no Jornal da Globo e a proprietária de um cursinho online vem denunciando muitos candidatos.

Autor: Da Redação
Em: 24/11/2017 03:43
Visualizações: 10957

Comentários